quarta-feira, 20 de julho de 2011

Acessórios 04: Bagageiros













O VW 1600 não possui um porta-malas grande. Pode se remediar isso colocando um bagageiro extra. Esse pode ser colocado no teto do veiculo ou na tampa traseira (fotos). Podem ser encontrados no Mercado livre e feiras de carros antigos ou na Bulgarelli, firma especializada na confecção de belissimos bagageiros de madeira. O link para o site da empresa pode ser acessado aqui:

Acessórios 03 - Batentes do Para-choque









Acessórios 02: Chave do Porta-Luvas








Acessórios 01: Encosto de cabeça







Carros mais antigos como o VW 1600, não possuem bancos com encosto de cabeça, um importante acessório de segurança. Para corrigir isso existem encostos de cabeça, lançados na época mesmo, que hoje podem ser encontrados para venda no Mercado Livre e em feiras de automoveis antigos.















Lançado em 1969, o VW 1600 é um modelo do "Tipo 3" ("tipo 1": Fusca. "Tipo 2": Kombi) e descende diretamente do NOTCHBACK, um veículo da VW alemã, de 1961, que vinha com 2 portas e motor 1500 cc. Este por sua vez era filho do protótipo E-97, de 1959 (foto do meio).


O VW 1600 tem ainda como primos, tambem do "Tipo 3", a Variante e a TL, lançados em 1969 e 70 respectivamente, aqui mostrados na terceira foto.

Desconstruindo o 1600













Aqui temos uma pequena mostra de como se divide um 1600. Essas imagens explodidas pertencem ao catálogo de peças do 1600, raríssimo hoje em dia.





FICHA TÉNICA DO VW 1600:


Motor: 4 cilindros horizontais,opostos doias a dois, traseiro, refrigerado a ar

Tração: Traseira

Cilindradas: 1584 cc

Potencia Máxima: 60 HP a 4200.

Torque Máximo: 11,5 MKG a 2000 RPM

Câmbio: 4 marchas para frente, sincronizadas e Ré. Alavanca no assoalho.

Suspensão: Dianteira e traseira. Barras de torção.

Capacidade: 5 pessoas

Velocidade Máxima: 130 km/h

Freios: Disco nas rodas dianteiras, tambor nas rodas traseiras.






domingo, 3 de julho de 2011

Amigos. uma má noticia. Por um erro de funcionamento do Google. Todas as fotos deste blog foram apagadas. os textos nao. dará muito trabalho, mas a partir dos proximos dias tentartei repor as fotos q por sorte sempre tenho em back up.

um abraço a todos

Dudo

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Reforma 2




Mais fotos da reforma do 1600 do Moacir, agora do interior.

Reforma




O Moacir nos envia fotos da reforma de seu 1600. Publico aqui um "antes e depois". A reforma ficou muito boa!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

VW1600 na TV (06)


A ESPN Brasil tem dentro de seu pograma "Limite", dedicado ao automobilismo, um quadro sobre carros antigos apresentado pelo Flavio Gomes. E o VW1600 foi o homenageado dessa semana!
confira clicando no Link: http://bit.ly/b8Xwaz

Acessórios (48): Debrum de lanterna


Uma boa opção de acabamento para os farois do VW1600 é a utilização do DEBRUM DE LANTERNA, que corrige alguma imperfeição ou espaço muito grande entre o farol e o aro.
(clique na foto para aumentar)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Acessórios (47): Pestanas do Farol




Sempre tive dúvida se essas pestanas ficariam legais quando instaladas no farol do VW 1600. Hoje finalmente encontrei a foto um com pestanas, que foi exposto no encontro de VW's de Novo Hamburgo - RS em 2009. Achei que ficou muito bom!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010


Chegamos a 30.000 acessos! Para esse pequeno Blog é um grande feito. É um numero maior do que todas as unidades fabricadas do VW1600, que pouco passaram dos 24.ooo! Um sincero agradecimento a todos os leitores que são a razão de ser deste espaço. Vamos continuar divulgando nosso muito querido e simpatico Zé! um abraço a todos!

Vw 1600: Os primórdios




Em março de 1968, a revista "Quatro Rodas" publicou uma reportagem em que tentava antecipar como seria o novo VW de 4 portas, que só seria lançado no fim daquele ano...

VW 1600 NA Publicidade


domingo, 8 de agosto de 2010

VW 1600 "Taxi"


Estive hoje no encontro de carros na Praça XV, aqui no Rio de janeiro e tive o prazer em conhecer o VW 1600 do Sergio. Ele personalizou seu carro como um antigo Taxi. O seu "Zé" aliás é mesmo um "ex-combatente" e trabalhou como carro de praça na Ilha do Governador de 1969 até o final dos anos 90. Está muito bom!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Acessórios (46): Emblema de São Cristovão


Dentre os vários emblemas que podem ser colocados num VW1600, um dos mais tradicionais é o emblema de São Cristovão, que é posto geralmente no painel. Acima alguns exemplos deste tipo de emblema.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

VW 1600 Frente Baixa?




Durante muitos anos me perguntei: O que teria acontecido se o VW 1600 tivesse continuado a ser prduzido no já longinquo ano de 1972. Nesse ano seus primos Variante e TL sofreram uma importante modificação e passaram a sair de fábrica com a chamada "frente baixa". Pois bem, visitando ontem o blog VWBR encontrei fotos de um 1600 adaptado para ter a frente baixa.

Achei estranho. creio que se o 1600 tivesse recebido a frente baixa, teria recebido tambem algumas mudanças mais "modernas", com linhas mais retas, na parte traseira.

O que me remete ao VW k70. Sempre pensei que se o VW1600 tivesse seguido por mais tempo, sua evolução natural teria sido um carro bastante parecido com esse modelo, que veio a ser o primeiro VW com motor à agua, o que logo depois desembocou na linha Passat e cia.

O interessante é que o K70 entrou em linha em 1970 praticamente o ultimo ano do VW 1600...

domingo, 13 de junho de 2010

Tunel do tempo (05)


Salão do automovel de 1968. A VW lança seu aguardado projeto... O VW1600 era finalmente apresentado ao público.
( fonte: site Reumatismo Car Club)

VW1600: Artigo na internet







Interssante esse artigo escrito por Tio Lin para o site "Reumatismo Car Club" ( www.reumatismocarclub.com.br ). Clique nas imagens para aumentar.